Super Banner

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Por Onde Fui: Vivendo no Canadá - Por Renata Yumi Nakazato

E no Por Onde Fui de hoje temos Renata Nakazato que foi para o Canadá para intercâmbio e acabou por se mudar definitivamente para lá. Vejam os lugares que ela recomenda!

Por Renata Yumi Nakazato

Há praticamente dois anos eu embarquei numa viagem para o Canadá que deveria ter durado apenas dez meses, mas acabou se estendendo para uma vida inteira! Desde então eu tenho visitado alguns dos inúmeros pontos turísticos do segundo maior país do mundo, com quase 10000000 km2 (só para ter uma idéia de que eu não visitei nem 1% dos lugares aqui ainda!).
Meu primeiro destino foi a província de Quebec, que é a única província canadense que tem uma população de língua francesa predominantemente, e a única a ter o francês como sua única língua oficial. Felizmente eu escolhi ir primeiro para uma cidade que tem metade da população bilíngue, ou seja, que falam inglês e francês, pois eu não sabia nada de francês quando cheguei! Essa cidade é Montreal.

Parc Jean-Drapeau em Montreal. 09/03/2013
Montreal é linda, é possível ver modernos arranha-céus e construções do século passado um ao lado do outro, muitos parques e ainda encontrar pessoas de todos os lugares do mundo. A cidade também é uma das mais (se não a mais) multicultural do Canadá. Há sempre um festival diferente acontecendo, vários deles com atrações de graça, e bares e restaurantes com culinária do mundo todo. Como eu não quero entediar ninguém com meu post, eu escolhi o MEU top 3 de coisas para se fazer em Montreal sem gastar muito:



3- Pista de patinação no Velho-Porto :

É uma pista enorme a céu aberto com músicas à noite para dar um clima. Como é no inverno, é sempre bom se agasalhar bem porque é frio! (Montreal sempre tem muito vento e é muito úmida, pois é uma ilha, o que faz a sensação térmica ser sempre mais baixa!) O ingresso é $6,50 e há a opção de alugar os patins e outros acessórios no local para quem não tem.

2-Dia de São Patrício/SaintPatrick's day (data oficial 17/Março):

Desfile de rua no dia de São Patrício em Montreal. 17/03/2013
O Canadá teve muita influencia irlandesa, tanto é que super fácil de encontrar pubs irlandeses em todos os lugares. Isso fica mais claro ainda no dia de São Patrício. Em Montreal há um desfile de rua, tudo fica verde em todos os bares na cidade (até a cerveja!) e todo mundo se veste de verde. Além disso, é um dos únicos dias que é possível beber bebidas alcoólicas nas ruas da cidade. A comemoração dura o dia todo, começa com o desfile por volta do meio-dia, depois vem a luta para achar um bar que não esteja lotado, e se você for bem sucedido, a festa só termina as 3 horas da madrugada (hora que todos os bares fecham, pois não se pode mais vender bebidas alcoólicas depois desse horário). O desfile é de graça e super divertido. Devo confessar que não é tão animado como uma marchinha de carnaval no Brasil, pois além das temperaturas ainda estarem próximas de zero, a animação do brasileiro é realmente diferente da de outras culturas. Mas conforme o dia vai passando e as pessoas vão bebendo mais para se esquentar, todo mundo fica amigo de todo mundo!

1- Parques:

Uma coisa que não falta no Canadá é parque e áreas verdes. E os canadenses usam os parques de uma maneira bem diferente que nós usamos no Brasil (ou pelo menos em São Paulo). Quando tem um solzinho, mesmo que as temperaturas não sejam as mais agradáveis, já tem gente aproveitando os parques. No verão então, qualquer área verde tem visitantes a qualquer hora do dia a qualquer dia da semana. Em dia de semanas na hora do almoço, muitas pessoas aproveitam para comer, ler, se exercitar e se esquentar nos parques. Nos fins de semana, além de sempre ter diferentes atividades para família toda, os parques ficam cheios de crianças brincando, adultos e jovens conversando, jogando bola, andando de bicicleta ou skate, lendo, tomando sol... Qualquer coisa para aproveitar a vida ao ar livre ao máximo. Em Montreal ainda, além de vários parques famosos, como o Velho-Porto (Old Port ou Vieux Port), Mont-Royal, Parc Jean-Drapeau, Place des arts, há inúmeras piscinas públicas para todas as idades, e pequenas fontes de água onde a criançada adora se refrescar.

Panorâmica do topo do Mont-Royal. 29/08/2014
Uma das ruas no centro da cidade de Quebec. 06/09/2014
Outra cidade que eu visitei na província de Quebec foi a Cidade de Quebec. Assim como a maioria das cidades na província, a Cidade de Quebec tem predominância de língua francesa então é sempre bom saber falar algumas coisinhas na língua ao visitar a cidade. Um dos pontos turísticos é o centro da cidade que tem uma arquitetura bem peculiar e é o que faz da cidade tão atrativa. Suas ruas estreitas e as construções antigas lembram bastante a arquitetura das antigas cidades européias. Ótima escolha para lindas fotos. Pertinho da cidade de Quebec, outro ponto turístico são as Cataratas de Montmorency. As cataratas, que tem 84 metros de altura e 46 metros de extensão, é um dos cartões postais da província. É possível descer até a base das quedas andando por escadas (construídas especialmente para isso, ou seja, com várias paradas para tirar fotos) ou pelo bondinho. Há ainda uma ponte em suspensão bem em cima das quedas que oferece uma vista maravilhosa.
Cataratas de Montmorency. 07/09/2014
Logo a oeste de Quebec encontra-se Ontário, onde fica localizada a capital do Canadá Ottawa, meu terceiro destino no país. Assim como as outras duas cidades, a arquitetura de Ottawa é uma atração a parte. Uma das construções mais conhecidas em todo o Canadá é o parlamento. É possível visitá-lo por dentro (de graça se não me engano, só é preciso pegar uma senha no início do dia) e ver onde as decisões do país são tomadas.

Biblioteca dentro do parlamento. 18/05/2013
Parlamento em Ottawa. 18/05/2013
O prédio é espetacular por dentro e por fora. Outra atração é o "Royal Canadian Mounted Police Musical Ride Centre". O RCMP é a polícia montada real canadense e eles possuem uma divisão que faz apresentações no país todo. O "Musical Ride Centre" é o estábulo onde os cavalos ficam e são cuidados por seus próprios montadores, os policiais. Nesse museu você aprende a história do RCMP, vê os cavalos sendo cuidados e os locais de treinamento.





Torre de Calgary vista de baixo. 29/09/2014
Indo a oeste mais ainda, a província de Alberta é meu ultimo destino (até agora!). Aqui já visitei Edmonton, capital da província, e moro em Calgary, a maior cidade de Alberta e a quinta maior em extensão do Canadá. Com uma arquitetura moderna e ruas enormes, com quatro faixas, o centro de Calgary é mais comercial do que turístico. Mas é aí que fica a Torre de Calgary um dos pontos turísticos da cidade com 191 metros de altura. Em 1988, Calgary foi a primeira cidade canadense a sediar os Jogos Olímpico de Inverno e ainda hoje é possível visitar o parque olímpico e até treinar nas suas pistas de patinação ou esquiar nas montanhas.








Glenmore Reservoir em Calgary. 12/10/2014
Em Edmonton é localizado o maior shopping da America do Norte. Além de lojas como qualquer outro shopping, o West Edmonton Mall tem um parque de diversões, um parque aquático, um hotel temático e uma pista de patinação. Infelizmente eu fui para Edmontom no início do inverno então as temperaturas estavam todas na casa do -15°C, o que não me animou muito para andar ao ar livre. Mas confirmando o que disse anteriormente, em Calgary e Edmonton não faltam parques e áreas verdes (ou laranjas no outono ou brancas no inverno!) para aproveitar. Uma característica que me impressiona no Canadá é ter as quatro estações do ano bem definidas. É lindo demais ver as árvores verdes ficando amarelas, laranjas e vermelhas no outono, perdendo as folhas e ver a neve no inverno e depois ver as flores voltarem a nascer na primavera.
Parque Victoria em Edmontom. 25/11/2014
Diferentes estações em diferentes lugares do Canadá. Primavera em Montreal, Quebec, outono em Calgary, Alberta e inverno em Edmontom, Alberta.
Esses foram alguns dos lugares que eu visitei aqui no Canadá e essas foram as minhas impressões. Mal posso esperar para visitar mais cidades e paisagens por aqui! Quem sabe não dá outro post aqui no Por Onde Fui? =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário